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O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Peda¬gógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real.
O estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Supe-rior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e pro¬fissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhe¬cimentos foi a mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais.
O quadro traçado pode representar um elemento para aprimora¬mento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos.
A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso.
A conclusão da pesquisa proporcionou reflexões sobre a proposta inicial da tese - articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Peda-gógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Su¬perior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram.
A Autora