ou
Cadastre-se como clienteUma carta ao empreendedor
Caro empreendedor!
Minha formação sempre foi voltada para a área jurídica, o que compreendeu dezenas de certificados, palestras, aulas com densas explanações normativas. Todavia, foi olhando para o dia a dia empreendedor, desde os aspirantes aos mais experientes, que fui impactada por aqueles que representam a força motriz da sociedade.
Foi assim que, desde o início, como advogada, fui movida pelo propósito de participar das transformações dos negócios, de acompanhar a constituição e o voo de uma empresa. No entanto, muito cedo percebi que empreender num país em desenvolvimento e num mundo disruptivo - em constante transformação - era uma tarefa complexa, exercida por gigantes.
A palavra empresário sempre foi cultivada num contexto glamouroso: de fato, os frutos são virtuosos, mas a verdade é que percurso é repleto de bifurcações, riscos, solidão e insegurança.
E, falando em insegurança, aqui reside justamente o ponto que queremos abordar neste livro: a jurídica. São milhares de regulamentos que impõem burocracias e multas vertiginosas para o caso de descumprimento. Muitas vezes, o empreendedor terá que enfrentar o judiciário (lugar em que nunca havia comparecido) e não importa se possui ou não intenção de infringir a norma.
Não é demais lembrar que estamos num país que ocupa a 116ª posição, em um cenário de 189 economias do mundo, no quesito facilidades no ambiente de negócios; ou seja, além de todas as dificuldades e dos inevitáveis riscos que se assume ao empreender, o empresário brasileiro terá que conviver com um cipoal de normas, com uma alta carga tributária e com aparato burocrático institucionalizado que se impõe deste a chegada da Coroa no Brasil.
Foi pensando neste contexto que este livro nasceu: imaginamos que seria útil trazer as principais normas que permeiam as relações do trabalho, os contratos com os quais o empresário terá que lidar, desde a eventual locação do prédio até aqueles que devem ser feitos para estabelecer as regras dos sócios. Foram inseridos também os modelos tributários que uma empresa pode adotar, os limites impostos pelo Código de Defesa do Consumidor aos fornecedores de produtos, as regras de proteção da propriedade do produto desenvolvido pelo empreendedor. Também reputamos importante falar dos principais órgãos que fiscalizam as empresas e da tão famosa Lei Geral de Proteção de Dados; afinal, nenhuma empresa poderá se esquivar do plano de conformidade, na medida em que todas lidam com dados, seja de consumidores, funcionários etc. Cada capítulo foi feito por profissionais que lidam intensa e diariamente com as questões abordadas: os temas foram eleitos conforme a maior incidência que se vê no quotidiano.
Fugimos o tempo todo do “juridiquês”; mesmo porque aprendemos que empreendedor gosta de ir direto ao ponto, de praticidade. Devo dizer que não esperamos torná-lo um expert na área jurídica (não queremos furtar o nosso próprio papel), mas queremos dotá-lo das principais informações que o auxiliarão na tomada de decisões, porque as informações jurídicas num país burocrático também revelam o diferencial competitivo.
A despeito das intempéries, todos os dias nos deparamos com empreendedores cheios de sonhos e com capacidade incrível de execução. Penso que esse livro pode contribuir com seu percurso de empreendedor, porque os autores de cada capítulo o fizeram pensando em trazer segurança em cada área, para replicar seu modelo de negócio e continuar inspirando a sociedade e alavancando o nosso país.
Boa leitura!
Daniela Marinho
DANIELA MARINHO é advogada e sócia fundadora do escritório MARINHO ADVO-GADOS ASSSOCIA-DOS. Graduada em Direito pelo UNIVEM – Centro Universitário Eurípides de Marília, pós-graduada – especialização "lato sensu" - em Direito Empresarial com ênfase em Tributário, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Direito Negocial com concentração em relações empresariais, sob a ótica da Intervenção do Estado na Economia, pela Universidade Estadual de Londrina- UEL. Das disciplinas de Direito Econômico, Legislação Tributária e Ética, Direito e Sociedade. Certificada no curso de Formação de Analista Fiscal Avançado pela CENOFISCO – Curitiba – PR. Coautora do livro “Atuação Empresarial no Estado Democrático de Direito, publicado pela Editora Clássica”. Autora de artigos publicados em Revistas Especializadas na área de tributário e empresarial no Brasil e Exterior. Coordenadora da ESA – Escola Superior da Advocacia – Subseção de Marília. Diretora da Ordem dos Advogados do Brasil, 31ª Subseção de Marília. Desde 2008 atua como assessora jurídica do Sindicato do Comércio Varejista de Marília e Região para as questões da área tributária. Palestrante nas áreas de Direito Tributário. Área de atuação voltada para o Direito Tributário e Empresarial, na esfera consultiva, administrativa e judicial, com foco em recuperação de tributos e planejamento tributário visando a redução.