ou
Cadastre-se como clienteProfessora universitária há mais de três décadas. Mestre em Filosofia. Mestre em Direito. Doutora em Direito. Pesquisadora-Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas.
Presidente da ABRADE-RJ - Associação Brasileira de Direito Educacional. Consultora do IPAE - Instituto de Pesquisas e Administração Escolar.
Autora de 29 obras jurídicas e articulista dos sites JURID, Lex-Magister, Portal Investidura, COAD, Revista JURES, entre outras renomadas publicações na área juridica.
Resumo: Cada uma dessas gerações tem algumas características específicas e maneiras de pensar, agir, aprender e se comportar nos diferentes ambientes, como o escolar e o profissional. Conhecer esses traços é fundamental, pois ajuda a lidar melhor e de forma mais assertiva com as pessoas dos diferentes grupos geracionais. Numa atualidade em que somos desafiados a nos (re)inventar como docentes e as atividades remotas de ensino passaram a ser uma nova possibilidade, o uso de metodologias ativas tornou-se uma estratégia muito interessante, na medida em que busca tornar o processo ensino-aprendizagem mais atrativo para estas novas gerações que buscam o protagonismo dentro do processo ensino-aprendizagem. Atualmente, entende-se que os procedimentos de ensino são tão importantes quanto os próprios conteúdos de aprendizagem.
Palavras-chave: Psicologia. Pedagogia. Educação. Antropologia. Cultura. Idade Contemporânea.
O termo geração[1] (do latim generatione) refere-se ao grupo de pessoas que nasceram e viveram mais ou menos na mesma época. Pode ser descrito como "o período médio, geralmente tido como de 20 a 30 anos, durante o qual os bebês nascem, crescem, tornam-se adultos e começam a ter filhos", isto é, os conjuntos de descendentes, como a geração baby boomers.
Por ser uma palavra polissêmica, também pode se referir ao ato de se criar algo inanimado, como ideias, som, eletricidade ou um código criptográfico. Aos estágios sucessivos de melhoria no desenvolvimento de uma tecnologia (como a do motor de combustão interna ou os sucessivos lançamentos de produtos com obsolescência planejada, como consoles de videogame e telefones celulares).
Em 1991, os cientistas americanos Neil Howe e William Strauss criaram a teoria geracional. Segundo esta, a cada 20 ou 25 anos nasce uma nova geração, possuindo diferentes traços de caráter, hábitos e identidade, que diferenciam cada uma delas em comparação com as demais.
Howe e Strauss nomearam e definiram as características de cada geração a partir de 1433. No entanto, estamos interessados em mostrar as quatro últimas, com as quais convivemos no dia a dia e podemos facilmente criar uma família regular: o membro menor Miguel (geração Z), sua irmã mais velha (geração Y), seu pai (geração X) e sua avó (geração "Baby Boomers").
Para os propósitos desta lista, "mundo ocidental" pode ser tomado para incluir as América do Norte, Europa e Oceania. No entanto, deve também notar-se que muitas variações podem existir dentro das regiões, tanto geográfica como culturalmente, o que significa que a lista é amplamente indicativa, mas necessariamente muito geral.
Geração Perdida, igualmente conhecida como a geração de 1914 na Europa, é um termo atribuído tradicionalmente a Gertrude Stein[2] para descrever aqueles que lutaram na Primeira Guerra Mundial e depois viveram durante os “Loucos Anos Vinte”[3]. Os membros da geração perdida nasceram por volta de 1883 e 1900.
Geração Grandiosa, também conhecida como a "Grande Geração", é a geração que inclui os veteranos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Eles nasceram por volta de 1901 a 1924, atingindo a maioridade durante a Grande Depressão[4].
Enquanto adultos combateram na Segunda Guerra Mundial e viveram a maioria da sua vida adulta e a meia idade durante a prosperidade dos Trinta Anos Gloriosos. A Grande Geração é sucessora da Geração Perdida (1883-1900).
As pesquisadoras Milhome e Rowe, da Universidade Federal da Bahia, identificaram os seguintes cortes geracionais no Brasil:
Geração Nacionalista, nascida entre 1910 e 1929, atingiram juventude e idade adulta durante a Era Vargas.
Geração Pré-Ditadura, nascida entre 1930 e 1943, na infância e começo da adolescência vivenciaram os efeitos da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, já os efeitos da deposição de Vargas e a crise social que resultou na ditadura militar brasileira entre fins da adolescência e entrada na idade adulta.
Geração Reprimida, nascida entre 1944 e 1958, tiveram uma educação mais controladora e chegaram na idade adulta no período mais repressivo da ditadura militar brasileira, como o Ato Institucional n.º 5.
Geração Diretas, nascida entre 1959 e 1968, chegaram na idade adulta no final da ditadura militar brasileira e no contexto das Diretas Já, além de viverem as crises econômicas no fim da década de 1970 e começo da de 1980.
Geração Hiperinflação, nascida entre 1969 e 1978, chegou na idade adulta na crise econômica pós-ditadura militar, viram o Plano Collor e seu impeachment, além da criação do Plano Real e suas primeiras consequências.
Geração Social, nascida entre 1979 e 1991, chegaram na idade adulta no Governo Lula e Dilma Rousseff, vivenciando a estabilidade econômica e de políticas sociais.
Geração 4.0, nascida entre 1992 e 2005, chegaram a vivenciar no começo de seu período de formação macro o governo Dilma Rousseff seguido de seu impeachment, Governo Temer e Bolsonaro, junto da pandemia de COVID-19.[5]
1.A Geração Silenciosa é um termo usado para se referir a pessoas nascidas entre 1925 e 1945, durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Algumas das características dessa geração são:
A Geração Silenciosa era conservadora em suas opiniões políticas, sociais e culturais. Eles valorizavam a estabilidade e resistiam a mudanças rápidas ou radicais na sociedade.
A Geração Silenciosa era econômica e tinha uma nova forma de pensar sobre recursos. Eles tinham um profundo respeito por autoridade.
Eles eram leais a suas carreiras, crenças religiosas, relacionamentos e famílias. Eles experimentaram muitos tempos difíceis e desafios, e precisavam de força e determinação para sobreviver.
Eles defendiam as estruturas familiares tradicionais. Eles tinham uma visão conservadora de gênero, com os homens como provedores e tomadores de decisões, e as mulheres dedicadas ao lar e à criação.
Geração Silenciosa é um termo usado para se referir à população nascida entre 1925 e 1942, nomeadamente durante a Grande Depressão...
Essa geração tem como principais características a valorização da família, a busca pela paz, ter uma carreira e ganhar dinheiro, sendo que esse deveria vir pelo sucesso na carreira e não o dinheiro em si mesmo, o que para muitos era a busca pela realização pessoal.
Geração Baby Boomers: Normalmente, são as pessoas que nasceram no pós-guerra até a década de 60. Possuem um forte senso de estabilidade e lealdade, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.
Os genitores dessa geração tiveram a pior parte: viveram durante o período pós-guerra.
São os Baby boomers — nascidos entre 1945 e 1964 — e seu nome deve-se ao fato de terem nascido durante o período do baby boom, isto é, a época em que a taxa de natalidade disparou em vários países anglo-saxônicos, sobretudo nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, depois de a Segunda Guerra Mundial ter terminado.
Trata-se de uma geração invejável, pois viveram em uma época em que todos os jovens gostariam de viver. Viram como John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se uniram para formar os Beatles em 1962.
Também viveram a chegada do homem à Lua (1969), os melhores tempos dos jogadores de futebol Pelé e Maradona ou a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989.
Passaram por todo o período de evolução tecnológica e pelo surgimento e desenvolvimento dos meios de comunicação, além de desfrutarem de estabilidade (profissional e familiar) e estarem ativos (tanto fisicamente quanto mentalmente).
Apesar de estarem adaptados ao mundo 4.0, os Baby boomers são menos dependentes do smartphone do que as gerações seguintes.
Baby Boomers[6]: São indivíduos que viveram as grandes transformações do pós-guerra. Em geral, criados com muita rigidez e disciplina, cresceram focados e obstinados e valorizam muito o trabalho, a família, a realização pessoal, a estabilidade financeira e a busca por melhores condições de vida
A Geração X[7] é composta por pessoas nascidas entre as décadas de 1960 e 1980 e tem algumas características marcantes, tais como:
Adaptação tecnológica: a Geração X foi a primeira a crescer com acesso à internet e aos computadores, o que lhes permitiu desenvolver habilidades de adaptação e adoção de novas tecnologias.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: os membros da Geração X valorizam a autonomia e a independência, e buscam um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
A Geração X é, muitas vezes, a aposta das empresas para cargos de maior responsabilidade.
A Geração X prefere uma comunicação mais direta e significativa, e utiliza e-mail e mensagens de texto.
A Geração X é conhecida por ser uma geração “híbrida” em relação às compras, valorizando a experiência física e o atendimento humano.
A Geração X é uma geração bem-informada sobre as notícias e preocupada com a saúde.
Também conhecidos como “Geração Coca-Cola”, em referência à música homônima da banda Legião Urbana, a Geração X se trata das pessoas nascidas aproximadamente entre o início dos anos 1960 e meados dos anos 1980, embora as datas exatas possam variar dependendo da fonte.
Atualmente, são pessoas que têm entre 39 e 55 anos, e representam cerca de 20% da população brasileira.
Esta geração é geralmente vista como uma transição entre os Baby Boomers e a Geração Y (também conhecida como Millennials). O termo apareceu pela primeira vez em 1950, como o título de um ensaio do fotógrafo húngaro, Robert Capa. Porém, foi popularizado pelo autor Douglas Coupland em seu livro de 1991 intitulado “Generation X: Tales for an Accelerated Culture”.
Entre as prioridades da Geração X estão: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Muitos membros da Geração X valorizam um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
Eles podem estar interessados em ter uma carreira gratificante, mas também valorizam tempo para suas famílias, hobbies e interesses pessoais.
Os membros da Geração X são pessoas geralmente focados em garantir estabilidade financeira para si próprios e para suas famílias. Isso pode incluir planejamento financeiro para economizar para aposentadoria, comprar uma casa ou financiar a educação de seus filhos.
A geração Y[8], também conhecida como Millennials, possui diversas características, entre as quais: Adaptabilidade: São flexíveis e se adaptam rapidamente a novas situações e ambientes.
Tecnologia: São a primeira geração a crescer com a tecnologia, e gostam de usá-la e da flexibilidade que ela oferece.
Trabalho[9]: Valorizam a diversão e um ambiente leve no trabalho, e preferem locais descontraídos.
Mudança de emprego: Costumam mudar de emprego mais do que as gerações anteriores, em busca de um lugar onde se sintam reconhecidos e valorizados.
Instabilidade emocional: Podem ter instabilidade emocional na vida pessoal e profissional, e tendência ao imediatismo e ansiedade.
Relação com o dinheiro: Poupam menos e gastam mais com novas experiências.
Expectativas profissionais: Têm altas expectativas em relação à sua ascensão profissional e são confiante de que vão conquistar seus objetivos.
Idealismo pragmático: Querem mudar o mundo porque precisam ser melhorado.
Preferências de comunicação: Preferem mensagens instantâneas, redes sociais e e-mail.
A revolução foi marcada pelos millennials ou geração Y. Também conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela. On e off estão totalmente integrados em sua vida.
Geração Y ou 'Millenial': os nativos digitais. Também conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela.
Geração Z é a geração dos nascidos a partir de 1995. É marcada por indivíduos hiperconectados[10], ágeis, individualistas, simples, tolerantes e ligados à diversidade.
A geração Z compreende o grupo de pessoas nascidas a partir de 1995. Cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis. Para esse grupo, a visão sequencial do tempo é substituída pela visão paralela do tempo, em que é a realidade é simultânea e é possível realizar várias atividades ao mesmo tempo, acessar várias realidades, participar de diversos grupos.
A Geração Z corresponde aos nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010, que são a transição do século XX para o século XXI.
É caracterizada pelo domínio das novas tecnologias e pela urgência e multiplicidade de interações realizadas num universo particular, individual e, por vezes, alheio ao ambiente e às relações interpessoais de primeira hora, perfil ilustrado na imagem de um jovem trancado num quarto mexendo no celular e conectado a pessoas de vários lugares, recebendo um grande volume de informações e sem uma interação cotidiana profunda com seus pais e vizinhos.
A diversidade de mídias disponíveis, a velocidade no tráfego de informação, a interatividade no ambiente virtual e o uso cotidiano desses ativos tecnológicos influencia o comportamento dos indivíduos dessa geração, imprimindo polivalência, agilidade, curiosidade.
Os nascidos na geração Z[11] têm o estudo como prioridade, desejam ingressar em cursos universitários, fazer intercâmbios no exterior, têm maior inclinação ao empreendedorismo e recebem bem a ideia de trabalhar em casa. São menos focados em dinheiro e mais focados em qualidade de vida e em melhorar o mundo, pois também têm uma forte carga idealista.
Muitos gostariam de trabalhar fazendo seu hobby. Não desejam um trabalho longevo, mas a realização pessoal rápida e se sentir participantes no aperfeiçoamento da sociedade por meio do seu trabalho e estilo de vida.
Também conhecida como “nativos digitais”, a geração Z é hipercognitiva, tem a capacidade de vivenciar várias realidades ao mesmo tempo, especialmente as digitais, e absorvem uma vasta e complexa gama de informações.
A tecnologia também propicia que disponham de muitos instrumentos para planejamento e controle de suas atividades, por isso saem na frente das gerações anteriores no quesito contornar imprevistos, diminuir a imprevisibilidade dos eventos e agir preventiva e corretivamente de maneira simplificada. São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos.
O individualismo da geração Z é vivenciado na desconstrução de rótulos e na experimentação. Não se permitem definir por classe, gênero ou idade. A individualidade é valorizada em si e nos outros, são tolerantes à diferença e agregadores, dialógicos, ponderados, avessos a radicalismos.
Ao contrário dos millenials, que são adeptos da polarização e da hiperexposição, a geração Z utiliza as redes como campo de conciliação e construção. Além disso, preza pela transparência e autenticidade, expõe também suas fragilidades, é a geração da “selfie de cara limpa”. Não consomem o que é comunicado de maneira artificial.
Interessados na diversidade, os indivíduos da geração Z participam de vários grupos ao mesmo tempo, buscam pontos de conexão em correntes de pensamento e comportamento diferentes, são inclusivos.
As características da Geração Z são: Interage com diversos equipamentos tecnológicos e eletrônicos ao mesmo tempo. Seu conceito de mundo desconhece fronteiras físicas e geográficas; Rapidez e agilidade nas interações e no trânsito de informações; Habilidade de realizar várias atividades simultaneamente; Senso de urgência em relação às próprias expectativas; Flexibilidade e adaptabilidade à mudança; Pragmatismo em relação às necessidades profissionais e pessoais; Tolerância e abertura à mudança social; Identidade fluida e sem rótulos; Valorização do acesso, e não da posse; Autonomia como valor inegociável.
Os indivíduos da geração Z nasceram num período em que a conexão com a tecnologia no cotidiano já era muito forte. Seu processo de socialização foi hiperconectado e isso exerceu influência direta sobre seu modo de se relacionar com outras pessoas, agir e conduzir sua vida profissional e pessoal.
A facilidade de comunicação e distribuição de informação impacta seu comportamento e suas expectativas quanto ao mundo do trabalho.
Buscam no ambiente empresarial um perfil semelhante ao seu ambiente pessoal, ou seja, interatividade, fluidez e autonomia aliadas à tecnologia. São repelidos pelo modelo de autoridade vertical, pois a autonomia é um valor muito caro à Geração Z.
A atração desses talentos para o mercado de trabalho demanda a reformulação nos padrões de seleção e recrutamento, plano de carreira, nível salarial.
A geração Alpha[12] é o grupo de pessoas nascidas a partir de 2010 e até 2025, sendo a geração atual. O termo foi criado pelo sociólogo australiano Mark McCrindle, que escolheu a primeira letra do alfabeto grego para marcar a primeira geração a nascer totalmente no século XXI.
Os Alphas são caracterizados por serem nativos digitais, ou seja, nasceram e cresceram em um mundo onde a tecnologia é parte integral da vida cotidiana. Eles não veem separação entre os universos on e offline, e a forte presença da tecnologia no seu dia a dia pode ter impactado a sua saúde mental.
Algumas características da geração Alpha: São filhos da geração Millennial (nascidos entre 1981 e 1994).
São conhecidos por serem atentas e observadoras; Valorizam a flexibilidade e inovação no trabalho; Expectativa de suporte contínuo para a saúde mental; Aprendem fazendo, ou seja, o conhecimento é adquirido através da experiência; Reconhecem os pais como seus maiores ídolos;
As gerações são determinadas a partir do comportamento das pessoas que nasceram no mesmo período, mais do que uma classificação cronológica.
Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.
A principal característica da gen A é a conectividade com a tecnologia. Essas crianças pertencem ao mun0do tecnológico desde que nasceram e têm acesso aos estímulos desse ambiente desde os primeiros meses de vida.
Segundo a pesquisa Panorama, realizada pela Mobile Time e pela Opinion Box, 44% das crianças brasileiras entre 0 a 12 anos têm o seu próprio smartphone.
O estudo também mostra que essas crianças passam quase quatro horas por dia conectadas ao aparelho. Isso faz com que a geração aprenda, se desenvolva e se relacione de maneira diferente, o que reflete no perfil das pessoas nascidas a partir de 2010.
A geração Alfa[13] abrange as pessoas nascidas a partir de 2010, ou seja, que cresceram em um mundo totalmente digital. Na verdade, seu surgimento coincide com o lançamento do primeiro iPad da Apple.
Termo que foi cunhado por Mark McCrindle, fundador da empresa de consultoria australiana McCrindle Research, que explica como surgiu: "Está em consonância com a nomenclatura científica de usar o alfabeto grego em vez do alfabeto latino, portanto não fazia sentido voltar à letra A, afinal de contas é a primeira geração nascida totalmente no século XXI e, consequentemente, são o começo de algo novo, não um retorno ao antigo.
Estabelecer quando uma geração termina e outra começa não é uma ciência exata, mas o centro de pesquisa Pew Research Center destaca que: "É uma forma de entender como os eventos globais e as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais interagem para definir a forma como um conjunto de pessoas veem o mundo." Além disso, é uma forma de fazer comparações entre as diferentes gerações[14].
Os especialistas também apontam que o tempo entre uma geração e a outra está se tornando cada vez menor devido às rápidas e contínuas mudanças que o mundo está passando devido à transformação digital. Tanto é assim que as gerações são definidas cada vez mais pelo uso de uma tecnologia do que por eventos históricos ou sociais.
Este é o caso da geração Alfa, que vai jogar, aprender e interagir de uma forma completamente nova graças às novas tecnologias.
A Geração Beta é o mais novo grupo de consumidores, que chegará entre meados de 2020 e 2040. Geração Beta: embora não haja consenso, para uns, esta geração nasce a partir de 2020 e para outros, 2025.
Segundo relatório do grupo europeu Europol, estima-se que até 2026, 90% do conteúdo disponível online será gerado sinteticamente pela IA (Inteligência Artificial). Isso vai alterar consideravelmente os conceitos de verdade e realidade, além da forma de consumo.
Entre as gerações, a Beta poderá pertencer ao menor grupo populacional, mas terá uma incalculável influência na forma como interagimos com a tecnologia. À medida que crescerem e prosperarem, as suas expectativas e demandas oferecerão um novo olhar do futuro. Tecnologia e humanidades estarão intimamente entrelaçadas.
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
COUPLAND, Douglas. Geração X: Contos para uma Cultura Acelerada. Generation X: Tales for an Accelerated Culture. Canadá: St. Martin's Griffin, 2021.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
ELIAS, N. Sobre el tiempo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1989.
MANNHEIM, K. Mannheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1982.
McCRINDLE, Mark. Generation Alpha: Undestanding Our Children and Helping them thrive. Austrália: Hachette, 2023.
MILHOME, Jaqueline Cavalcante (2022). Gerações Brasileiras (PDF). Uma proposta de classificação e de identificação dos valores pessoais e no trabalho (Tese). Salvador: Universidade Federal da Bahia. 164 páginas. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37082/1/Tese%20de%20Doutorado.pdf Acesso em 20.10.2024.
SANTOS, B. S. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, L. E. (Org). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. p. 15-33.
STRAUSS, William; Neil Howe (1991). Generations: The History of Americas Future. New York: Harper Perennial. 279 páginas. ISBN 978-0-688-11912-6.
TEIXEIRA, Inês. Gerações. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/geracoes/ Acesso em 20.10.2024.
TEIXEIRA, I. A. C. Temporalidades (con)viventes nos territórios da educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 34, p. 85-102, 2001.
_________. Tempos enredados: teias da condição professor. 1988. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte.
[1] Desde o século XX, a forma de classificar gerações de épocas específicas e nomeá-las, tem sido um hábito cada vez mais comum. Diferentemente de separar por idade, sexo ou renda, a classificação por gerações se apresenta mais correta para definir alguém, mesmo com o passar dos anos, pois ela permanece com suas denominações, independente de mudanças pessoais, de faixa etária ou econômicas. Porém, tais classificações não são bem aceitas em todas as áreas do conhecimento, embora amplamente utilizadas.
[2] A escritora, colecionadora, impulsionadora de arte e feminista é apontada como a criadora da expressão lost generation (geração perdida), que classificava um grupo de escritores americanos – como Ezra Pound, T. S. Eliot, Hemingway e Fitzgerald – que viveram na Europa entre a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 29. Gertrude morreu no dia 27 de julho de 1946 e Alice, 21 anos depois, no dia 7 de março.
[3] Roaring Twenties (em português: Loucos Anos Vinte ou Felizes Anos Vinte - tradução livre) é um termo às vezes usado para se referir à década de 1920 como um período de efervescência cultural em Nova York, Chicago, Paris, Berlim, Londres e em muitas outras grandes cidades, durante uma época de sustentada prosperidade econômica. Os falantes do francês chamavam o período de "années folles" (em português: Loucos Anos), enfatizando o dinamismo social, artístico e cultural da época. "O retorno à normalidade" chega à política em substituição ao patriotismo hiper-emocional durante a Primeira Guerra Mundial, a música jazz floresce, as melindrosas redefinem a feminilidade moderna e a art déco chega. Economicamente, o período é marcado pela difusão em larga escala do uso de automóveis, telefones, filmes e energia elétrica, um crescimento industrial sem precedentes, um aumento acelerado da demanda dos consumidores e mudanças significativas no estilo de vida e na cultura da época. Os meios de comunicação focavam-se em celebridades, especialmente em heróis dos esportes e estrelas do cinema, enquanto cidades enraizadas pelas suas equipes locais enchiam os novos cinemas palacianos e estádios gigantescos. Na maioria dos principais países ocidentais mulheres recebiam o direito de votar pela primeira vez. Em 1929, a Terça-Feira Negra encerra o período, enquanto a Grande Depressão espalha-se pelo mundo, trazendo anos de sofrimento para a população.
[4]A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira." "Antes da crise de 1929 estourar, os Estados Unidos já ocupavam o posto de maior economia do mundo. Antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, a economia americana já possuía índices que comprovavam essa supremacia, e os eventos da guerra só acentuaram a posição de potência econômica internacional dos Estados Unidos. Em virtude do rápido crescimento da economia americana após a guerra, a década de 1920 foi um período de grande euforia econômica, o qual ficou conhecido como Roaring Twenties (traduzido para o português como Loucos Anos Vinte). Esse momento da história americana ficou marcado principalmente pelo avanço do consumo de mercadorias, consolidando o American way of life, o estilo de vida americano. O avanço da economia americana tornou o país responsável pela produção de 42% de todas as mercadorias feitas no mundo. A nação também era a maior credora do mundo e emprestava vultuosas somas de dinheiro para as nações europeias em processo de reconstrução (após a Primeira Guerra). No quesito importação, os Estados Unidos eram responsáveis por comprar 40% das matérias-primas vendidas pelas quinze nações mais comerciais do mundo.
[5] Cada geração se refere aos nascidos em determinado intervalo de anos. Para o marketing atual, nos referimos aos nascidos em meados do século XX até o início do século XXI:
Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960 (atualmente com 60 a 80 anos)
Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos)
Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos)
Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos)
Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos)
Porém, é preciso fazer algumas considerações sobre essas divisões. Essas datas de nascimento variam muito conforme as fontes e não há um consenso sobre elas. A separação por anos também não é estanque: por exemplo, alguém que nasceu em 1990 pode ter um comportamento parecido de alguém nascido em 1980 em outro lugar do país, em outra situação socioeconômica, em outro contexto.
[6] A geração Baby Boomers, que hoje tem entre 57 e 75 anos, recebeu esse nome em alusão ao aumento do número de nascimento de bebês depois do fim da 2a Guerra Mundial, em 1945. São indivíduos que viveram as grandes transformações do pós-guerra. Em geral, criados com muita rigidez e disciplina, cresceram focados e obstinados, e valorizam muito o trabalho, a família, a realização pessoal, a estabilidade financeira e a busca por melhores condições de vida.
[7][7] Já a Geração X, aqueles que têm entre 41 e 56 anos, fazem parte de uma geração até então considerada desconhecida (X), que sucedeu a geração Baby Boomers. Essas pessoas vivenciaram a fase da Guerra Fria e dos movimentos de grande impacto no cenário social e cultural, como maio de 1968, a onda hippie e a luta por direitos políticos e sociais. No Brasil, coincide com o período da ditadura militar, o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas dessa geração dão valor ao diploma formal e à capacitação e estabilidade profissional.
[8] A Geração Y ou Millennial compreende a faixa etária entre 25 e 40 anos e presenciou a chegada do novo milênio ainda criança ou bem jovem. Considerada criativa e alinhada às causas sociais, não tem como prioridades o trabalho intenso, a formação de uma família e a busca por estabilidade na carreira, ao contrário das gerações anteriores. Acostumados com a tecnologia, são multitarefas, impulsivos, competitivos, questionadores e desejam rápido crescimento profissional e financeiro.
[9] Conclui-se que as gerações millennials e Z costumam ser o foco do marketing, mas os mais velhos não podem ficar de fora. Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 30 milhões de idosos, e a tendência de envelhecimento da população continua. As pessoas com 60 anos ou mais representam a geração mais rica da história — afinal, teve que reconstruir países destroçados pelas guerras. Na carona dos Baby Boomers, está a Geração X, entre 40 e 60 anos, que também concentra riqueza e tem um alto poder de consumo.
[10] A Geração C é um grupo intergeracional definido como "consumidores conectados": um estilo de vida digital que inclui qualquer pessoa que faça uso total da tecnologia - dispositivos inteligentes, mídia social etc. - em sua rotina diária, independentemente da idade.
[11] O 'Z' na Geração Z é simplesmente uma letra do alfabeto, seguindo a convenção de usar letras sucessivas para rotular diferentes gerações. Ela substitui a letra "Y", que era usada para a geração anterior, conhecida como Millennials ou Geração Y e, antes disso, Geração X.
[12] Na Geração Alfa, a exposição à tecnologia e a telas é ainda mais forte. Com muitos estímulos e acostumados a usar meios digitais para se entreter e buscar informações, requerem uma educação mais dinâmica, ativa, multiplataforma e personalizada. Essas crianças têm como características a flexibilidade, autonomia e um potencial maior para inovar e buscar soluções para problemas de forma colaborativa. Gostam de ser protagonistas, colocar a mão na massa e aprender com situações concretas.
[13] Se um estudo publicado na The Lancet em 2021 e realizado com 10.000 jovens entre 16 e 25 anos em 10 países atesta que 70% deles estão muito ou extremamente preocupados com as mudanças climáticas, um estudo do Pew Research Center do mesmo ano mostra que os Millennials americanos são a geração para a qual as mudanças climáticas são mais relevantes (71%), seguidos pela Geração Z (67%), Geração X (63%) e Boomers (57%).
[14] Essas constatações demonstram os vínculos intrínsecos do ato educativo com a problemática das gerações humanas e, por conseguinte, com o trabalho docente. Destaca-se ainda que, ao referir-se às relações professor-aluno como uma situação na qual está plenamente posta a questão geracional, Mannheim (1982) enfatiza que nela estão colocados dois centros de orientação subjetivos que, embora se sucedam em sua localização no curso histórico, encontram-se e convivem no tempo presente, em que tais relações se estabelecem. O autor afirma que o relacionamento professor-aluno não é entre dois representantes da “consciência geral”, mas entre um possível centro subjetivo de orientação vital e um outro subsequente, visto que ambos se localizam em gerações diferentes.
"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos". Simone de Beauvoir. Resumo:A...
Resumo:É uma obra de Machado de Assis que expressou a memória nacional, criticou através da ironia e da volúpia do...
Resumo: A teoria da cegueira deliberada é oriunda de países adotantes do common law e vem ganhando progressivamente força e...
Resumo: Se a modernidade significa a libertação dos padrões antigos e clássicos. A transvaloração da...
Le droit à la sécurité. La sécurité publique, le plus grand défi de l'État contemporain...
Resumo: O atual texto constitucional brasileiro de 1988 estabelece a cláusula geral de tutela da pessoa humana que possui dentre...
De fato, a criação do mundo é um problema que, muito naturalmente, despertou e ainda desperta curiosidade do homem,...
Crise de représentation Resumo: A atual crise de representatividade brasileira traçou um abismo entre eleitores e seus representantes...
Un long chemin vers la citoyenneté brésilienne Resumo: “Cidadania no Brasil: O longo caminho” de autoria do...
Resumo: Entre as primeiras representações na história sobre o feminino estão no discurso filosófico. A cultura...
Direito e o marxismo Resumo: Ao se tentar analisar o direito como fenômeno jurídico no mundo contemporâneo, a partir dos...
Belle Époque Polêmicas e modismos. Belle Époque Controverses et modes. Resumo: A virada do século XIX para o XX...
Resumo: A interrupção da gravidez com consequente destruição da concepção humana. O aborto...
Em defesa da soberania brasileira A Ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal e atual Presidente do Tribunal Superior...
Considerações sobre a censura sobre o ordenamento jurídico brasileiro. Resumo: A prática da censura no Brasil...
Revolução Francesa e o Direito. La Révolution française et le droit. Resumo: O preâmbulo da...
Revolução Russa e Direito. Russian Revolution and Law. Resumo: O impacto da Revolução Russa é...
Considerações sobre a tutela provisória no direito processual civil brasileiro. O presente artigo considera o vigente...
Efeitos sobre o bloqueio da rede social X no Brasil O impacto representa algo entre dez a quinze por cento de todos os usuários da...
Legitimidade da Jurisdição Constitucional Resumo: A análise sobre a legitimidade democrática da...
Estado e Judicialização da política. Resumo: O termo "judicialização da política" indica que pode haver...
Sobre a Decisão da Jurisdição Constitucional Resumo: O Judiciário contemporâneo possui forte...
Hate Speech and Censorship Resumo: Não existem direitos fundamentais absolutos. Podem ser limitados dependendo de cada caso concreto...
Suspensão imediata do X (ex-Twitter) no Brasil Depois de expirar o prazo de vinte e quatro horas para que a empresa indicasse...
Perspectivas da democracia na América Latina. Resumo: Para avaliar a evolução política da democracia na...
Reforma Tributária no Brasil Resumo: A EC 132 de 20/12/23 alterou o Sistema Tributário Nacional, promovendo a reforma...
A Lei 14.835/2024, a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura. A referida lei tem como missão detalhar os...
Aspectos jurídicos da Era Vargas e do Estado Novo Eppur si muove! Resumo: Existiram tentativas de transformação do Poder...
La recherche de la vérité et de la vérité juridique. Resumo: A verdade na filosofia e a verdade no Direito...
Crisis of postmodern law Resumo: O pensamento pós-moderno trouxe para o Direito a possibilidade de diálogo entre as diversas teorias por...
Considerações sobre Modernidade e Direito Resumo: O pluralismo jurídico tem propiciado diversas formas de...
Considerações sobre o Mandado de Segurança no direito brasileiro. Resumo: O modesto texto aborda os principais aspectos do mandado...
Crise do Estado Moderno Resumo: Verifica-se que as constantes crises do Estado moderno se tornaram cada vez mais habituais e devastadoras...
Derrida, direito e justiça. Derrida, Law and Justice. Resumo: “O direito não é justiça. O direito é o elemento...
Esclarecimentos sobre a hermenêutica jurídica. O termo "hermenêutica" significa declarar, interpretar ou esclarecer e, por...
Considerações da Escola da Exegese do Direito. Trauma da Revolução Francesa Resumo: As principais...
Considerações sobre o realismo jurídico Resumo: O realismo jurídico, destacando suas vertentes norte-americana e...
Horizontes da Filosofia do Direito. Resumo: A Filosofia do Direito é a meditação mais profunda a respeito do Direito, que...
Aljubarrota, a batalha medieval. Aljubarrota conheceu sua mais célebre batalha no fim da tarde do dia 14 de agosto de 1385 quando as...
Precedentes Judiciais no Brasil. Precedentes à brasileira[1]. Resumo: Há uma plêiade de...
Uma imensidão chamada Machado de Assis. Resumo: Machado foi fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, além...
Concepção social do contrato na ordem jurídica brasileira. Social concept of contract under the Brazilian legal order...
Triste retrato das escolas brasileiras Resumo: A reflexão sobre a educação brasileira nos faz deparar com o triste retrato...
A verdade no direito processual brasileiro Resumo: A busca incessante da verdade no processo seja civil, penal, trabalhista,...
Previsões sobre a Reforma Tributária no Brasil Predictions about Tax Reform in Brazil Resumo: A Proposta de Emenda...
Filosofia e Educação segundo Jacques Derrida. Philosophie et éducation selon Jacques Derrida. Resumo: Derrida defendeu que...
Reforma da Código Civil brasileiro Reform of the Brazilian Civil Code Resumo: O Código Civil brasileiro vigente é um...
Considerações sobre a dosimetria da pena no ordenamento jurídico brasileiro. Resumo: Um dos temas mais relevantes do Direito...
A história da raça The history of the race Resumo. Em verdade, o conceito de raça tido como divisão aproximada dos humanos...
A Educação Platônica Ou a sabedoria na Paideia justa. Resumo: Pretendeu-se trazer algumas considerações sobre...
Regulamentação de Redes Sociais. Regulation of Social Networks. Resumo: Lembremos que o vigente texto constitucional brasileiro...
Necropolítica brasileira. Brazilian necropolitics. Resumo: O termo "necropolítica" foi criado pelo filósofo Achille Mbembe em 2003...
O imponderável É aquilo que não se pode pesar ou ponderar, o que não tem peso apreciável,...
Considerações sobre mediação escolar Resumo: Em síntese, a mediação escolar é mais...
Diga Não ao Bullying. O dia 7 de abril é conhecido pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola...
Liberdade de Expressão A dimensão da liberdade de expressão com advento das redes sociais e demais...
Evolução histórica do bullying Bullying[1] é vocábulo de origem inglesa e, em muitos países...
Trabalhadores por aplicativo Em recente pesquisa do IBGE apontou que, em 2022, o país tinha 1,5 milhão de pessoas que...
A sexualidade e o Direito. Sexualité et loi. Resumo: O Brasil do século XXI ainda luta por um direito democrático da...
Sabatina de Dino e Gonet. Resumo: A palavra "sabatina" do latim sabbatu, significando sábado. Originalmente, era...
Darwinismo social e a vida indigna Autora: Gisele Leite. ORCID 0000-0002-6672-105X e-mail: professora2giseleleite2@gmail...
Velha República e hoje. Resumo: A gênese da república brasileira situa-se na República da Espada, com o...
Reticências republicanas... Resumo: No ano de 1889, a monarquia brasileira conheceu um sincero declínio e, teve início a...
Suprema Corte e Tribunal Constitucional nas democracias contemporânea Resumo: A história do Supremo Tribunal Federal é da...
Etiologia da negligência infantil Resumo: É perversa a situação dos negligentes que foram negligenciados e abandonados...
Assédio Moral e Assédio Sexual no ambiente do trabalho. Resumo: Tanto o assédio moral como o sexual realizam...
Verdade & virtude no Estoicismo Resumo: Não seja escravo de sentimentos. Não complique e proteja sua paz de espírito...
Esferas da justiça e igualdade complexa. Spheres of justice and complex equality. Resumo: Walzer iniciou sua teoria da justiça...
Obrigatória a implementação do Juiz das Garantias Finalmente, em 24 de agosto do corrente ano o STF considerou...
Parecer Jurídico sobre Telemedicina no Brasil Gisele Leite. Professora universitária há três décadas. Mestre em Direito...
A descriminalização do aborto no Brasil e a ADPF 442. The decriminalization of abortion in Brazil and the ADPF 442. Autores: Gisele Leite...
The feminine in Machado de Assis Between story and history. Resumo: A importância das mulheres traçadas por Machado de...
A crítica a Machado de Assis por Sílvio Romero Resumo: Ao propor a literatura crítica no Brasil, Sílvio Romero estabeleceu...
Para analisarmos o sujeito dos direitos humanos precisamos recordar de onde surgiu a noção de sujeito com a filosofia moderna. E,...
Paths and detours of the Philosophy of Contemporary Law. Resumo: O direito contemporâneo encontra uma sociedade desencantada, tendo em grande...
Resumo: A notável influência da filosofia estoica no direito romano reflete no direito brasileiro. O Corpus Iuris Civilis, por sua...
Resumo: O regime político que se consolidou na Inglaterra, sobretudo, a partir do século XVII, foi o parlamentarismo...
Insight: The Camus Plague Bubonic Plague and Brown Plague Resumo: Aproveitando o movimento Direito &...
O Tribunal e a tragédia de Nuremberg. Resumo O Tribunal de Nuremberg representou marco para o Direito Internacional Penal[1],...
Breves considerações sobre os Embargos de Declaração. Resumo: Reconhece-se que os Embargos de...
Controversies of civil procedure. Resumo: As principais polêmicas consistiram na definição da actio romana, o direito de...
Gisele Leite. Professora universitária há três décadas. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito...
Resumo: Em meio aos sábios conselhos de Polônio bem como de outros personagens nas obras de William Shakespeare e, ainda, a...
A polêmica sobre a fungibilidade recursal e o CPC/2015. Resumo: Ainda vige acirrada polêmica acerca de fungibilidade recursa e...
Nabokov é reconhecido como pertencente ao Olimpo da literatura russa, bem ao lado de Fiodor Dostoiévski, Liev Tolstói e...
Resumo: No confronto entre garantistas e punitivistas resta a realidade brasileira e, ainda, um Judiciário entrevado de tantas demandas. O mero...
Resumo: O presente artigo pretende explicar a prova pericial no âmbito do direito processual civil e direito previdenciário,...
Resumo: O ilustre e renomado escritor inglês William Shakespeare fora chamado em seu tempo de "O Bardo", em referência aos antigos...
Resumo O presente texto pretende analisar a evolução das Constituições brasileiras, com especial atenção o...
Edson Arantes do Nascimento morreu hoje, no dia 29 de dezembro de 2022, aos oitenta e dois anos. Pelé, o rei do futebol é imortal...
Resumo: É recomendável conciliar o atendimento aos princípios da dignidade da pessoa humana e da livre iniciativa, dessa forma...
Resumo: O Poder Judiciário comemora o Dia da Justiça nesta quinta-feira, dia oito de dezembro de 2008 e, eventuais prazos processuais que...
Positivism, neopositivism, national-positivism. Resumo: O positivismo experimentou variações e espécies e chegou a ser fundamento...
Resumo: O crime propriamente militar, segundo Jorge Alberto Romeiro, é aquele que somente pode ser praticado por militar, pois consiste em...
Resumo: A extrema modernidade da obra machadiana que foi reconhecida por mais diversos críticos, deve-se ao fato de ter empregado em toda sua...
Hitler, a successful buffoon. Coincidences do not exist. Resumo: O suicídio de Hitler em 30 de abril de 1945 enquanto estava confinado no...
Fico estarrecida com as notícias, como a PL que pretende aumentar o número de ministros do STF. Nem a ditadura militar sonhou em...
Resumo: Afinal, Capitu traiu ou não traiu o marido? Eis a questão, o que nos remete a análise do adultério como crime e fato...
Resumo: O texto aborda de forma didática as principais mudanças operadas no Código Brasileiro de Trânsito através da Lei...
Resumo: A tríade do título do texto foi citada, recentemente, pelo atual Presidente da República do Brasil e nos faz recordar o...
A Rainha Elizabeth II morre aos noventa e seis anos de idade, estava em sua residência de férias, o Castelo Balmoral, na Escócia e,...
Resumo: Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, denominada de idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, também fundou o...
Resumo: Traça a evolução do contrato desde direito romano, direito medieval, Código Civil Napoleônico até o...
Resumo: A varíola do macaco possui, de acordo com informe técnico da comissão do governo brasileiro, a taxa de letalidade...
A Lei do Superendividamento e ampliação principiológica do CDC. Resumo: A Lei 14.181/2021 alterou dispositivos do Código de...
Jô era um gênio... enfim, a alma humana é alvo fácil da dor, da surpresa dolorosa que é nossa...
Já dizia o famoso bardo, "há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia" Por sua vez,...
Resumo: Os alarmantes índices apontam para o aumento da violência na escola principalmente no retorno às aulas presenciais. Precisa-se...
Resumo: No total de setes Cartas Constitucionais deu-se visível alternância entre regimes fechados e os mais democráticos, com...
Resumo: Em 2008, a Suprema Corte dos EUA determinou que a emenda garantia o direito individual de possuir uma arma e anulou uma lei que proibia as...
Resumo: A comemoração do Dia do Trabalho e Dia do Trabalhador deve reverenciar as conquistas e as lutas por direitos trabalhistas em prol de...
Resumo: O Ministro da Saúde decretou a extinção do estado de emergência sanitária e do estado de emergência de...
Resumo: A existência do dia 19 de abril e, ainda, do Estatuto do Índio é de curial importância pois estabelece...
Resumo: O túmulo de ditadores causa desde vandalismo e depredação como idolatria e visitação de adeptos de suas...
Activism, inertia and omission in Brazilian Justice Justice according to the judge's conscience. Activisme, inertie et omission dans la justice...
Fenêtre de fête Resumo: A janela partidária é prevista como hipótese de justa causa para mudança de partido,...
Parecer Jurídico sobre os direitos de crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) no direito brasileiro...
Resumo: A Semana da Arte Moderna no Brasil de 1922 trouxe a tentativa de esboçar uma identidade nacional no campo das artes, e se libertar dos...
Resumo: Dois episódios recentes de manifestações em prol do nazismo foram traumáticos à realidade brasileira...
Resumo: O presente texto introduz os conceitos preliminares sobre os contratos internacionais e, ainda, o impacto da pandemia de Covid-19 na...
Impacto da Pandemia de Covid-19 no Direito Civil brasileiro. Resumo: A Lei 14.010/2020 criou regras transitórias em face da Pandemia de...
Autores: Gisele Leite. Ramiro Luiz Pereira da Cruz. Resumo: Diante da vacinação infantil a ser implementada, surgem...
Resumo: O não vacinar contra a Covid-19 é conduta antijurídica e sujeita a pessoa às sanções impostas,...
Resumo: A peça é, presumivelmente, uma comédia. Embora, alguns estudiosos a reconheçam como tragédia. Envolve pactos,...
Les joyeuses marraines de Windsor et les dommages moraux. Resumo: A comédia que sobre os costumes da sociedade elizabetana inglesa da época...
Resumo: Na comédia, onde um pai tenta casar, primeiramente, a filha de temperamento difícil, o que nos faz avaliar ao longo do tempo a...
Resumo: Hamlet é, sem dúvida, o personagem mais famoso de Shakespeare, a reflexão se sobrepõe à ação e...
Othello, o mouro de Veneza. Othello, the Moor of Venice. Resumo: Movido por arquitetado ciúme, através de Yago, o general Othello...
Baudrillard et le monde contemporain Resumo: Baudrillard trouxe explicações muito razoáveis sobre o mundo...
Resumo: Analisar a biografia de Monteiro Lobato nos faz concluir que foi grande crítico da influência europeia sobre a cultura...
Resumo: A inserção de mais um filtro recursal baseado em questão de relevância para os recursos especiais erige-se num...
A palavra “boçal” seja como substantivo como adjetivo tem entre muitos sentidos, o de tosco, grosseiro, estúpido,...
O motivo desse texto é a orfandade dos sem-trema, as vítimas da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Depois dela, nem o...
Na contramão de medidas governamentais no Brasil, principalmente, em alguns Estados, entre estes, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal...
Nosso país, infelizmente, ser negro, mestiço ou mulher é comorbidade. O espectro de igualdade que ilustra a chance de...
A efervescente mistura entre religião e política sempre trouxe resultados inusitados e danosos. Diante de recente pronunciamento, o atual...
Resumo: Sartre foi quem melhor descreveu a essência dos dramas da liberdade. Sua teoria definiu que a primeira condição da...
Resumo: O Direito Eleitoral brasileiro marca sua importância em nosso país que adota o regime democrático representativo,...
Em razão da abdicação de Dom Pedro I, seu pai, que se deu em 07 de abril de 1831, Dom Pedro, príncipe imperial, no mesmo dia...
Resumo: O pedido de impeachment do Ministro Alexandre de Moraes afirma que teria cometido vários abusos e ilegalidades no exercício do...
La mort de Dieu et de la Loi comme béquille métaphysique. Resumo: A difícil obra de Nietzsche nos ensina a questionar os dogmas,...
Resumo: Todo discurso é um dos elementos da materialidade ideológica. Seja em função da posição social...
Autores: Ramiro Luiz P. da Cruz Gisele Leite Há mais de um ano, o planeta se vê...
Resumo: Bauman foi o pensador que melhor analisou e diagnosticou a Idade Contemporânea. Apontando suas características,...
Resumo: O direito mais adequadamente se define como metáfora principalmente se analisarmos a trajetória...
Resumo: A linguagem neutra acendeu o debate sobre a inclusão através da comunicação escrita e verbal. O ideal é...
Clarifications about the Social Welfare State, its patterns and crises. Resumo: O texto expõe os conceitos de Welfare State bem como...
Resumo: O auxílio emergencial concedido no ano de 2020 foi renovado para o atual ano, porém, com valores minorados e, não se...
Resumo: A Filosofia cínica surge como antídoto as intempéries sociais, propondo mudança de paradigma, denunciando como...
A repercussão geral é uma condição de admissibilidade do recurso extraordinário que foi introduzida pela Emenda...
Resumo: A história dos Reis de Portugal conta com grandes homens, mas, também, assombrados com as mesmas fraquezas dos mais reles dos...
Resumo: Entender o porquê tantos pedidos de impeachment acompanhados de tantas denúncias de crimes de responsabilidade do atual...
Resumo: O STF decidiu por 9 a 1 que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal brasileira...
Resumo: Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, os acordos internacionais de direitos humanos têm criado obrigações e...
Resumo: Apesar de reconhecer que nem tudo que é cientificamente possível de ser praticado, corresponda, a eticamente...
Considerado como o "homem da propina" no Ministério da Saúde gozava de forte proteção de parlamentares mas acabou...
Resumo: O direito do consumidor tem contribuição relevante para a sociedade contemporânea, tornando possível esta ser mais...
Resumo: O Ministro Marco Aurélio[1] representa um grande legado para a jurisprudência e para a doutrina do direito brasileiro e, seus votos...
Religion & Justice STF sur des sujets sensibles Resumo: É visível além de palpável a intromissão da...
Resumo: É inquestionável a desigualdade existente entre brancos e negros na sociedade brasileira atual e, ainda, persiste, infelizmente...
Resumo: A suspensão de liminares nas ações de despejos e desocupação de imóveis tem acenado com...
Resumo: O modesto texto expõe didaticamente os conceitos de normas, regras e princípios e sua importância no estudo da Teoria Geral do...
Resumo: O dia 22 de abril é marcado por ser o dia do descobrimento do Brasil, quando aqui chegaram os portugueses em 1500, que se deu...
Foi na manhã de 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo “Tiradentes”, deixava o calabouço,...
Deve-se logo inicialmente esclarecer que o surgimento da imprensa republicana[1] não coincide com a emergência de uma linguagem...
A manchete de hoje do jornal El País, nos humilha e nos envergonha. “Bolsonaro manda festejar o crime. Ao determinar o golpe militar de...
Resumo: Entre a Esfinge e Édito há comunicação inaugura o recorrente enigma do entendimento. É certo, porém,...
Resumo: Ao percorrer as teorias da democracia, percebe-se a necessidade de enfatizar o caráter igualitário e visando apontar suas...
O conceito de nação principiou com a formação do conceito de povo que dominou toda a filosofia política do...
A lei penal brasileira vigente prevê três tipos penais distintos que perfazem os chamados crimes contra a honra, a saber: calúnia que...
É importante replicar a frase de Edgar Morin: "Resistir às incertezas é parte da Educação". Precisamos novamente...
Resumo: O Pós-modernismo é processo contemporâneo de grandiosas mudanças e novas tendências filosóficas,...
Resumo: Estudos recentes apontam que as mulheres são mais suscetíveis à culpa do que os homens. Enfim, qual será a senha...
Resumo: Engana-se quem acredita que liberdade de expressão não tenha limites e nem tenha que respeitar o outro. Por isso, o Twitter bloqueou...
Resumo: Dotado da proeza de reunir todos os defeitos de presidentes anteriores e, ainda, descumprir as obrigações constitucionais mais...
Resumo: As mulheres se fizeram presentes nos principais movimentos de contestação e mobilização na história...
Resumo: A crescente criminalização da conduta humana nos induz à lógica punitiva dentro do contexto das lutas por...
The meaning of the Republic Resumo: O texto didaticamente expõe o significado da república em sua acepção da...
Resumo: O modesto texto aborda sobre as características da perícia médica previdenciária principalmente pela...
Resumo: Ao exercer animus criticandi e, ao chamar o Presidente de genocida, Felipe Neto acabou intimado pela Polícia Civil para responder por...